Um pouco de tudo II

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Bom, acho que vou que, até onde tiver coisa pra dizer, fazer isso sempre: um post com pequenas curiosidades sobre as coisas aqui. Eu sinto que tem muita gente que lê o blog e fica com perguntas na cabeça, então perguntem. Vou ter que fazer uma conta naquele Ask ou sei lá o quê, o novo Formspring de antigamente? Desembuchem. Mas vamos as coisas que andei comentando com amigos na última semana ou que acho importante registrar.

Comida:
Aqui a comida feita é exata pro número de pessoas. Às vezes, eles até servem direto no prato um pouco pra cada. Acabou, acabou, não tem choro. E é só feito um prato, nada de encher mesa com mil opções como no Brasil. Dia de massa? Uma panela de massa e pronto, nada de acompanhamentos e tal. 

Cinema:
Ontem fui pela primeira vez ao cinema daqui. Como o filme que fui ver, Ludwig II tá saindo de cartaz, a sala de exibição era pequena. Além de mim havia umas seis ou sete pessoas. Na entrada, diante da fila pra comprar ingressos, tinha uma tela com os filmes exibidos, os próximos horários, quantos lugares haviam disponíveis ainda e horário do fim do filme. Não tinha o que perguntar. E eles não vendem só pipoca e refrigerante, tem cerveja e picolé também por lá. Isso pelo pouco que vi. Peguei um saco de pipoca doce pra mim (na hora não vi que tinha cerveja, ok? - ah, e uma das pessoas que tava na sessão tava com algo tipo um mini-champagne, muito fino) e fui na minha saga pra encontrar a sala (os caras falavam rápido demais). 

Achei tão bonito o saco de pipoca que
tive que trazer pra casa. 
Sobre o filme: Ludwig II foi o rei maluco que construiu o castelo de Neuschwanstein, um dos principais pontos turísticos da Alemanha e conhecido por ter inspirado o castelo da Cinderela da Disney. Há boatos de que tinha um caso com o compositor Richard Wagner. Apesar de eu não ter entendido tudo, achei um baita filme, especialmente pelas caras de maluco do ator que interpreta o Ludwig jovem, pelos cenários e vestuários. Eis o trailer: (Pra quem quiser saber mais sobre o Ludwig, a wikipédia pode ajudar.)



A sessão terminou cerca de 22h30 e eu sai andando tranquilamente pela rua sozinha. 

Trens:
Aquele dia que narrei minha saga em Stuttgart, acabei não dando detalhes sobre os trens. Bom, há dois tipos: o Strassenbahn (ou S-Bahn), que são os trens que vão de cidade pra cidade, e o Underground-Bahn (ou U-Bahn), que é o trem que anda dentro da cidade, tipo um metrô. Como Böblingen é pequena, não tem U-Bahn e, como sou de Caxias, isso é novidade pra mim. Mas com a ajuda da Priscila, acho que comecei a pegar o jeito da coisa. 

Passagens de S-Bahn e U-Bahn
Tem todo um esquema de zonas e tal, que nem vou tentar explicar porque eu mal e mal entendi, mas em resumo: é um negócio cheio de detalhes andar de trem. Conforme eu for descobrindo mais, compartilho aqui. Acho que disse da outra vez, mas sempre vale registrar: eles não conferem o ticket sempre, mas se conferem e tu tá sem, vem uma multa bonita de 50 euros.

Dinheiro:
Aquele dia que fiz minhas úteis compras, o cálculo deu 10,01 euros. Dei 10,10 euros e, sim, recebi 9 centavos de troco. Aqui eles tem moeda de 2 centavos (que é muito usada), além das de 5, 10, 20 e 50 centavos. Ah, eles tem moedas de 1 e 2 euros. Até onde vi, notas de 5, 10, 20, 50 e 100. 

Atenção para a moeda de 2 centavos.
Creio que por hoje é isso. De boa, perguntem, ou esse blog vai acabar sendo atualizado lá de vez em quando. E, sim, estou averiguando sobre a educação aqui, mais detalhes em breve. 

Bis bald!

3 comentários:

Ana Carolina Lima Da Rosa disse...

Ahh que interessante acompanhar tuas histórias Ana, mesmo que só as vezes ;p

Janice kroetz strey disse...

Acho bacana esse fato de fazer comida só mesmo pra quantidade de pessoas,tem sido assim todas as vezes que estive na Alemanha,visitando meus irmãos em Grailsheim.E tenho certeza que aqui no Brasil,no modo geral,tem muito desperdício de comida.Abraços Ana,e "ALLES GUTE"

Anderson Kravczyk disse...

Qto mais eu leio/vejo/procuro informações da Alemnaha, mais me convenço que este país é meu lugar do mundo... Acho que nasci erradp no lugar errado... Querida Deutschland, eu ainda serei teu *-* !!!!!!!!